Responsabilidade na parte que nos cabe na construção do progresso do Brasil, independentemente de cor, credo, profissão e posicionamento político.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

“Brasil tem condição bem menos favorável para a liberdade de expressão” – Abert – 18/08/2010

Postado na página do INSTITUTO MILLENIUM, hoje.
Vale à pena divulgar.

**************

O cientista político Amaury de Souza criticou as recentes tentativas de censura à liberdade de imprensa no país e disse que o Brasil tem condição “bem menos favorável” do que deveria ter para a livre expressão. “Existem episódios de censura à imprensa, como é o caso do jornal o Estado de S. Paulo e outros repetidos casos de ameaças, até mesmo agressões ou morte de jornalistas, o que configura um quadro pouco propício para a liberdade de expressão no país”, avaliou Souza, que participa nesta quinta-feira (19), às 14h, do painel Democracia e Liberdade de Expressão, promovido pelo Instituto Millenium, em Florianópolis.

O cientista político afirmou ainda que a população brasileira ainda desconhece a importância do papel da liberdade de expressão. “Pelo fato da baixa escolarização, não há uma percepção clara do valor intrínseco da liberdade de expressão”, afirmou. Na sua opinião, o cidadão precisa compreender que liberdade de expressão e de imprensa não é um direito apenas dos veículos de comunicação mas, principalmente, da sociedade. O respeito ou não a esse valor, explica ele, “afeta o cotidiano, a vida intelectual, religiosa e política de cada um de nós”.

O painel Democracia e Liberdade de Expressão também terá como convidados o antropólogo Roberto DaMatta e o diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger. O encontro integra o 16° Congresso Nacional de Jovens Lideranças Empresariais. Mais informações sobre o painel pelo e-mail anapaulaconde@institutomillenium.org ou pelos telefones (21) 2220-4466/7515-3762.

Saiba mais sobre o 16° Congresso Nacional de Jovens Lideranças Empresariais no http://www.16congressoconaje.com.br/.

Assessoria de Comunicação da Abert.

Nenhum comentário:

IMPORTANTE

Senhor Jornalista, a imprensa deve atribuir responsabilidades às autoridades. Caso contrário, será apenas uma omissa medíocre exercendo a função de relações públicas daqueles que afundam o país. Pense nisso!