Responsabilidade na parte que nos cabe na construção do progresso do Brasil, independentemente de cor, credo, profissão e posicionamento político.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

DIFERENÇAS ALÉM DA CULTURA E CORES DA BANDEIRA


Como foi amplamente noticiado nos jornais de grande circulação, um ex-presidente da principal empresa chinesa de energia nuclear foi condenado à prisão perpétua por ter recebido subornos, disse a agência de notícias estatal Xinhua.
Percebemos que as diferenças entre Brasil e China vão muito além das cores da bandeira e da própria cultura - lá os marginais são efetivamente punidos.
Não pretendo fazer apologia ao "jeito" chinês de encarar seus problemas, mas, neste caso de corrupção, se mostram muito mais eficientes que nós. 
Kang Rixin, de 57 anos, "foi condenado por ter abusado do seu poder, permitindo lucros para terceiros, recebendo enormes subornos", informou a Xinhua, citando um tribunal de Pequim.
Em outubro, o ex-executivo da Corporação Nuclear Nacional da China já havia sido desligado do Partido Comunista, no qual chegou a participar do influente Comitê Central, com um cargo equivalente ao de ministro de Estado.
Em situações análogas ocorridas com canalhas públicos, por aqui, o que percebemos é o total descaso com a opinião pública, leis, moral e ética - há blindagem do corrupto por seu partido político, minimização do problema e total apego ao cargo pelo autor do ato ilegal. 
Na pátria verde-amarela, só quem responde e vai preso é o "zé mané". Corruptos "de raça" são constantemente privilegiados pelo sistema.

Um comentário:

Anônimo disse...

Diante dos fatos que se apresentam no cotidiano com tamanho imediatismo na devassidão política , resta o imperialismo lobo disfarçado de ovelha democrática.

Marcelo Fernandes.

IMPORTANTE

Senhor Jornalista, a imprensa deve atribuir responsabilidades às autoridades. Caso contrário, será apenas uma omissa medíocre exercendo a função de relações públicas daqueles que afundam o país. Pense nisso!