Responsabilidade na parte que nos cabe na construção do progresso do Brasil, independentemente de cor, credo, profissão e posicionamento político.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Cotas raciais começam a dar frutos na UERJ


Houve uma manifestação COVARDE de um grupo anônimo que pintou um símbolo nazista em muro da Uerj.

Vou me abster de entrar no mérito da ação contra o nefasto sistema de cotas raciais - a íntegra da ação judicial está ao lado do blog - mas já era de se esperar que situações como esta iriam acontecer. Só os defensores do sistema cotista e os demagogos oportunistas não perceberam, ou não quiseram perceber. Lutam por privilégios, mas não lutam por educação de base de qualidade.

Até hoje, não se sabe a razão de o TJ decidir um processo de tamanha importância sem ouvir o que "experts" no assunto tinham a dizer, apesar de eu ter relatado absolutamente TUDO nos autos - e sem analisar diversas petições juntadas nos autos. Lamento que a justiça tenha dado mostras de que algumas decisões sofram, sim, tremenda influência do Executivo, pois ignorar os estudos e relatos de geneticistas, antropólogos e educadores foi demais.

Volto, agora, ao assunto, porque o teatro universitário da UERJ amanheceu com pichação de frases racistas e nazistas. Quem cometeu tal crime não tem ideia do que fez; não conhece a história e não percebe que o caminho para um país justo e mais igualitário não é este. Tais atitudes devem ser combatidas de maneira enérgica pelo poder público e ser objeto de reprovação social.

A reitoria da universidade informou que o caso está sob investigação e que recebeu denúncias indicando o autor das pichações. Ontem mesmo, funcionários apagaram as inscrições.

Coincidência, ou não, a Uerj foi a primeira universidade pública do País a adotar o sistema de cotas, em 2003. Desde então, assiste a brigas entre estudantes favoráveis e contrários ao sistema - só o judiciário, os movimentos favoráveis a tal política (dependem disto para se destacarem na sociedade), políticos demagogos e alguns membros da universidade não percebem e nem querem saber.

Em dezembro de 2008, uma discussão sobre racismo acabou na delegacia. Um estudante de Filosofia, branco, acusou integrantes do Grupo Denegrir, formado por negros que defendem a política de cotas, de tê-lo agredido. A confusão aconteceu na saída de uma festa na universidade. O aluno disse que foi cercado e agredido pelo grupo e que outros dois amigos foram ofendidos. Já o Denegrir alegou que os três rapazes brancos gritaram expressões como ‘poder ariano’, ‘somos brancos e por isso somos superiores’.

Após a confusão, segundo relatos, o sistema de cotas dividiu ainda mais as opiniões entre os alunos. Segundo os estudantes, o incidente foi o estopim para a briga ser declarada.

Elaborei pedido de regualrização do processo e reitero a vontade de levar esta discussão até o STF, conforme orientação do deputado Flávio Bolsonaro, autor da ação.

Sistema de cotas é DEMAGOGIA PURA. O que o país precisa é de uma EDUCAÇÃO DE VERDADE.

Segue a íntegra da matéria publicada no jornal O Dia: http://migre.me/hEQV

Nenhum comentário:

IMPORTANTE

Senhor Jornalista, a imprensa deve atribuir responsabilidades às autoridades. Caso contrário, será apenas uma omissa medíocre exercendo a função de relações públicas daqueles que afundam o país. Pense nisso!