Responsabilidade na parte que nos cabe na construção do progresso do Brasil, independentemente de cor, credo, profissão e posicionamento político.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

11 DE AGOSTO, DIA DO ADVOGADO

Dia 11 de Agosto.

Ser ADVOGADO é ser diferente da maioria dos profissionais; nem pior, nem melhor, apenas diferente.
Ser ADVOGADO é objetivo de MUITOS, que apenas alguns o alcançam.
E o que é ser ADVOGADO?
É ter carro do ano? Ser bem sucedido? Trabalhar pouco e ganhar muito? Ser inscrito na Ordem?
São estigmas que rondam nossa carreira, mas temos, antes de tudo, que honrar aquela "carteirinha vermelha".
ADVOGADO pode ser bem sucedido, ter dinheiro, ter poder e sucesso sem ser um falcatrua, sem ser um arranjador de "jeitinhos". Apenas penso que todas essas conquistas devem chegar naturalmente.
ADVOCACIA é uma profissão nobre, honrada. Poucos têm a verdadeira idéia da sua dimensão, da sua importância.
Ser ADVOGADO é ser conhecedor de leis, direitos e obrigações. É ter a possibilidade de defender a dignidade das pessoas. Mais que isso, ser ADVOGADO é ser consultor para qualquer pessoa sobre os assuntos mais importantes na vida de cada um.
Advogar é muito difícil, só quem acompanha o dia-a-dia desses profissionais tem idéia do que estou afirmando.
Nossa classe vive um momento de grande desprestígio, descrença e indiferença, principalmente por aqueles que não têm a noção exata do que é lutar pelos direitos dos prejudicados ou por aqueles que sofreram algum dano oriundo de um "mau profissional"; exceções.
A regra comprova que a ADVOCACIA está presente em todos os momentos da nossa vida. ADVOCACIA é DIREITO; é CIDADANIA; é RESPONSABILIDADE; é AMOR AO PRÓXIMO.
Ame essa profissão! Seja ético! Seja humano!
Lute pelo que acredita, mas sempre dentro dos limites éticos e legais.
Seja ADVOGADO com amor, paciência, conhecimento e compaixão pelo seu semelhante. Compromisso!
Vale à pena refletirmos sobre a importância dessa nobre profissão.
Colegas ADVOGADOS, PARABÉNS!

4 comentários:

André Schirmer disse...

Meu caro advogado, parabéns pelo dia de hoje, extensivo a todos que acessarem este blog. Espero daqui a alguns anos, também poder receber os parabéns com muito orgulho de pertencer a esta classe.
Concordo plenamente com você, quando fala da nobreza e da honradez da profissão e acrescento que a missão do advogado é muito importante, pois sem ele, existiria ainda mais injustiças por aí, porém ressalto que, antes da profissão vem o caráter, a personalidade, os valores nos quais o indivíduo acredita e se esses forem positivos, voltados para o bem, com certeza teremos um profissional, em qualquer área, de muito valor e nos advogados essas características deveriam ser primordiais, pois são fundamentais para o verdadeiro exercício da profissão.

Unknown disse...

Fala meu camarada Jabu....
Nem sabia que ontem era dia do advogado. Passando aqui atrasado para desejar um feliz dia do advogado para vc e todos aqueles que levam a profissão à sério.
Abçs e a luta continua. PARABÉNS.

Anônimo disse...

"O Judiciário é um mau prestador de serviços; enquanto os tribunais continuam a construir palácios, a primeira instância, sobretudo os juizados especiais, sofre grandes dificuldades com a falta de juízes, de funcionários e até de instalações adequadas"

Anônimo disse...

Gostei...
Luca

IMPORTANTE

Senhor Jornalista, a imprensa deve atribuir responsabilidades às autoridades. Caso contrário, será apenas uma omissa medíocre exercendo a função de relações públicas daqueles que afundam o país. Pense nisso!