Responsabilidade na parte que nos cabe na construção do progresso do Brasil, independentemente de cor, credo, profissão e posicionamento político.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O valor das amizades importantes


Ontem, foi confirmada a indicação do advogado Toffolli para ocupar a cadeira deixada pelo falecido ministro Direito.
Mais uma vez, o governo dá prova de que faz o que bem entende, sem ponderar a opinião daqueles entendidos nos mais variados assuntos, com respaldo do Senado.
Com a indicação - e aceitação - de Toffoli para a vaga, da maneira como se apresenta, revivemos o mesmo problema da indicação do ministro Gilmar Mendes.O professor Dallari, referência no meio jurídico e acadêmico, já se manifestou em relação ao tema - em 2002.Manifestou-se em relação àquela indicação dizendo que “sem o respeito aos direitos e aos órgãos e instituições encarregados de protegê-los, o que resta é a lei do mais forte, do mais atrevido, do mais astucioso, do mais oportunista, do mais demagogo, do mais distanciado da ética. Essas considerações, que apenas reproduzem e sintetizam o que tem sido afirmado e reafirmado por todos os teóricos do Estado democrático de Direito, são necessárias e oportunas em face da notícia de que o presidente da República, com afoiteza e imprudência muito estranhas, encaminhou ao Senado uma indicação para membro do Supremo Tribunal Federal, que pode ser considerada verdadeira declaração de guerra do Poder Executivo federal ao Poder Judiciário, ao Ministério Público, à Ordem dos Advogados do Brasil e a toda a comunidade jurídica”.Pelo visto, de 2002 para cá, pouca coisa mudou.Como advogado, penso que a atual indicação está longe de preencher os requisitos necessários para membro da mais alta corte do país.Verdadeiro desprestígio da classe jurídica e grande afronta à sociedade e aos órgão que a representam, ainda mais considerando o conteúdo do post, que demonstra, cabalmente, quais os critérios de decisão da classe política.No mínimo, irresponsável.

3 comentários:

Anônimo disse...

É lamentável estudar Direito no Brasil. Quando tentamos acreditar que podemos fazer alguma coisa de verdade para mudar o mundo, olhamos para cima e nos deparamos com Toffoli e toda a sua ilibada reputação, sem mencionar o seu oceano de notável saber jurídico.
É uma vergonha que seja possível que a mais alta Corte do país também seja escolhida de acordo com a conveniencia das amizades e nao visando que os principios fundantes do nosso tao falado Estado Democrático de Direito funcionem direito.
É um panorama de entrega total a corrupção. Literalmente estamos todos (os que, de fato, fazem alguma coisa pra melhorar, nem que seja so fazendo a sua parte de beija-flor no incendio) morrendo afogados na praia!
Pavoroso, desesperador!
Talvez chegue até a ser medíocre, a se tomar pelos parâmetros adotados.

Anônimo disse...

Bem vindo, Toffoli! O país merece você! Afinal, somos enganados a tanto tempo e por tantos, Mais um ou menos um, não vai fazer diferença. O STF te aceita… Lá tem de tudo, porque não ter um ex-reprovado em concurso para Juiz ser escolhido para ser o JUIZ dos juízes?? Nada mais normal! E por fim, temos um Legislativo sincero e muito honesto: naõ importa “reputação ilibada” ou “notório saber jurídico”! Importa - como visto - o receio que o novo “Lula´s Boy” possa ser vingativo e perseguir quem somente exerça o direito de ser.. HONESTO! Triste BRASIL! Bem vindo Toffoli!

Anônimo disse...

Um camarada com 2 condenações em 2a. instância é indicado para o Supremo. Coincidência que ele seja tão ligado ao PT, não é?

IMPORTANTE

Senhor Jornalista, a imprensa deve atribuir responsabilidades às autoridades. Caso contrário, será apenas uma omissa medíocre exercendo a função de relações públicas daqueles que afundam o país. Pense nisso!