Responsabilidade na parte que nos cabe na construção do progresso do Brasil, independentemente de cor, credo, profissão e posicionamento político.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Estatísticas Forenses

Em matéria publicada no site da OAB/RJ, houve a informação de que, conforme cálculos da Corregedoria-Geral da Justiça (sobre a movimentação diária de petições), entre 17h e 18h, horário em que há mais procura, o Fórum recebe o dobro de petições do que no segundo horário mais movimentado, de 16h a 17. No final da manhã, entre 11h e 12h, a procura pelo serivço é quase seis vezes menor.
O gráfico acima, extraído do mesmo site, indica a movimentação do mês de maio com números que, proporcionalmente, refletem o ocorrido nos outros meses do ano. (Fonte: Tribuna do Advogado)
Particularmente, evito procurar os serviços do fórum estadual do meio para o final do expediente. Dou preferência pelos horários matutinos, uma vez que o serviço, de maneira geral, é muito ruim. Os serventuários, fora desse horário, via de regra, estão desmotivados, sempre cansados e desinteressados, com pouquíssima paciência para atender as partes e os advogados. Daí a razão de quase sempre haver "conflitos" e dificuldade para resolver os problemas.
Tenho ido ao fórum pela manhã e, felizmente, tenho resolvido todas as pendências processuais.
Se você estiver aberto a sugestões, proponho que vá nesses horários matinais e com disposição, pois seguir essa dica não quer dizer que os problemas deixarão de existir. Só quem conhece os meandros estruturais e funcionais do tribunal é que entende o que digo...

Nenhum comentário:

IMPORTANTE

Senhor Jornalista, a imprensa deve atribuir responsabilidades às autoridades. Caso contrário, será apenas uma omissa medíocre exercendo a função de relações públicas daqueles que afundam o país. Pense nisso!