Responsabilidade na parte que nos cabe na construção do progresso do Brasil, independentemente de cor, credo, profissão e posicionamento político.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Separatismo infeliz...


Como encarar as recentes declarações do presidente eleito do TRF da 3ª Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul), desembargador Paulo Octávio Baptista Pereira, que defendeu o "afastamento" do Estado do Rio Grande do Sul do Brasil?
De acordo com os sites jurídicos, as afirmações do desembargador foram feitas durante uma sessão de julgamento criminal no último dia 16 de junho, quando Baptista Pereira ainda fazia parte do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.
O magistrado teria dito "em alto e bom som" que "melhor seria se o Estado gaúcho não fizesse parte do Brasil, podendo integrar o Uruguai, por exemplo". O desembargador completou sua declaração afirmando que "se tivéssemos feito oposição à Revolução Farroupilha, teríamos nos livrado do Rio Grande do Sul; assim, o Estado gaúcho estaria hoje ao lado do Uruguai".
O presidente da OAB gaúcha lamentou as posições separatistas defendidas pelo presidente do TRF 3ª - cujo mandato está sub judice.
Segundo ele, "as histórias gaúcha e brasileira se confundem e se complementam justamente para fazer deste o grande país que sempre foi, é e continuará sendo, para orgulho de todos os brasileiros". "Tivesse o ilustre magistrado separatista a oportunidade de ter compartilhado com o povo gaúcho e certamente não estaria hoje com sua eleição contestada judicialmente".
Estamos em 2009 e ainda percebemos "celebridades" que pensam assim. Esse tipo de pensamento é relativamente comum na região sul - lamentavelmente - e está ligado, via de regra, a raízes culturais e a um forte sentimento de identidade. Colocar uma unidade federativa em posição de "pseudo-superioridade" em relação ao país é ato criminoso e não contribui para melhorar a situação geral da nação.
Fluminenses, paulistas e mineiros não pensam e não propugnam idéias absurdas como essa, em que pese terem o PIB maior que o do Rio Grande do Sul. Além do mais, o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano é o quinto do país, longe de ser referência.
O magistrado olvida que a República Federativa do Brasil, formada pela UNIÃO INDISSOLÚVEL DOS ESTADOS, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamento, entre outros, a SOBERANIA.
Quem estiver insatisfeito que compre uma passagem somente de ida para onde quiser e não volte; ou vá andando.
Apesar das dificuldades - bem conhecidas por todos - ser brasileiro sempre foi, e ainda é, um PRIVILÉGIO. Bairrismo desnecessário, infeliz e inoportuno.
O que você pensa em relação a isso?
BRASIL, AME-O OU DEIXE-O!

3 comentários:

Antonio Carlos disse...

João, ser imbecil é um mal que aflinge não só os ignorantes.

Antonio Mourão disse...

João,

Mais uma vez você foi perfeito em seu comentário. O Brasil é um país só e não seria completo sem essa ou aquela unidade da federação.

Abraços

Antonio disse...

Concordo, com o separatismo. abraço.

IMPORTANTE

Senhor Jornalista, a imprensa deve atribuir responsabilidades às autoridades. Caso contrário, será apenas uma omissa medíocre exercendo a função de relações públicas daqueles que afundam o país. Pense nisso!