Responsabilidade na parte que nos cabe na construção do progresso do Brasil, independentemente de cor, credo, profissão e posicionamento político.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A Comissão da "verdade" deveria assistir

http://www.youtube.com/user/terranovafilmes

"Pela primeira vez no Cinema Brasileiro, longa-metragem mostra histórias de violência dos 2 lados da repressão militar e do terrorismo de extrema esquerda.
Reparação é o título do documentário de longa-metragem em High Definition que conta a história de Orlando Lovecchio, vítima de um atentado a bomba praticado pela guerrilha que lutava contra o regime militar no Brasil, em 1968. Orlando perdeu a perna no célebre atentado ao Consulado dos EUA em São Paulo e, ainda hoje, em 2009, luta por justiça: como não é considerado uma vítima da ditadura militar, a aposentadoria que recebe é menor que a do autor do atentado que o vitimou e enterrou para sempre seu sonho de ser piloto de avião. O episódio envolvendo Orlando e seus desdobramentos tem merecido amplo e constante destaque na imprensa.
A partir deste caso, o filme provoca uma reflexão a respeito do período militar, da violência de grupos extremistas ontem e hoje na América Latina, da ditadura cubana que persiste até hoje com o apoio de democratas em todo o continente, além da relação ainda conflituosa existente entre o aparelho repressivo do Estado e os cidadãos comuns.
Com depoimentos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do historiador Marco Antonio Villa, do jornalista Demétrio Magnolli, entre outros, Reparação pretende iniciar uma nova discussão sobre o período militar dentro do contexto do Cinema Brasileiro, que até hoje tem falhado por mostrar apenas um lado dos que viveram a época, de uma forma muitas vezes maniqueísta (como se a História pudesse ser resumida a um eterno embate do bem contra o mal).
Em uma abordagem franca e sem amarras partidárias ou ideológicas, Reparação comprova sua total independência ao não ter recorrido às verbas públicas para sua realização.
Uma prova de que o Cinema Brasileiro pode suscitar o debate com qualidade técnica e total independência estética e de pensamento".

Um comentário:

Erick disse...

Fala João!!!
Como anda essa vida jurídica?
Tenho recebido teus e-mails e tenho achado muito oportunas as colocações...aos poucos todos vamos observando e tentando contribuir dentro do que cada área permite (profissões).
Fico sempre muito feliz de termos colegas de CM e filhos e parentes de militares comprometidos com o país, especialmente os poucos que sobrevivem aos bancos das aculdades de Direito que massacram muitas "cabecinhas vazias" ávidas por conhecimento com histórias de que a esquerda oi composta por heróis...
Bem, escrevo para das as novas, provavelmente irei passar 6 meses no RJ a partir de março e então poderemos omar aquele Chopp e colocar o papo em dia.
Minha filha já está com um ano e meio e me atrapalha bastante na redação destes e-mails!!RSrsrsr
Por enquanto é isso, espero que a família esteja com muita saúde e prosperando como sempre.

Abração

IMPORTANTE

Senhor Jornalista, a imprensa deve atribuir responsabilidades às autoridades. Caso contrário, será apenas uma omissa medíocre exercendo a função de relações públicas daqueles que afundam o país. Pense nisso!