Responsabilidade na parte que nos cabe na construção do progresso do Brasil, independentemente de cor, credo, profissão e posicionamento político.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Reitor da UERJ admite que sistema de cotas por raça é desigual

Cada vez mais convencido de que estamos no caminho certo nesta luta contra as cotas por raça no Estado do Rio de Janeiro.
Na ação que ajuizamos contra a lei que "prorroga" por mais dez anos este nefasto sistema racialista, um dos questionamentos foi, exatamente, a falta de cumprimento do que determinava a revogada norma: Apresentação de relatórios anuais do desempenho dos estudantes cotistas. "Coincidentemente", o Reitor convocou uma coletiva para apresntar alguns dados, que foi veiculado no Jornal Nacional.
Pelo depoimento do Reitor - que sempre se mostra truculento e prepotente com o deputado Flávio Bolsonaro, que ajuizou a ação - como advogado da ação fico certo de que não há condições legais, quiçá sociais, de prosperar esta demagogia política.


Provado que o investimento deve ser prioritário na educação de base. Candidatos cotistas não passam nem pela nota de corte - a relação candidato/vaga é de praticamente 1/1. Com notas infinitamente piores, "roubam" vagas de quem obteve invejáveis rendimentos na tentativa de conquistar uma vaga - e grande parte desiste do curso, por não acompanhar a turma. Isto é justiça?
População quer ensino de verdade. Quer dignidade! Não quer esmola.
Cerca de um ano se passou e ainda não houve publicação do resultado do julgamento da ação no RJ. Por tal razão, deixo de ter acesso ao processo e verificar todas as "forças ocultas" que influenciaram na decisão, para recorrer.
Argumentos do antropólogo e sociólogo Magnoli, portanto, especialista no assunto, foram solenemente ignorados pelos senhores desembargadores.
Para quem não acompanhou a novela, o desembargador aposentado Cavalieri Filho - relator - dominou o julgamento e impediu que o desembargador Murta Riberiro (contrário) se manifestasse contra o sistema. Houve uma série de irregularidades que serão impugnadas e, com toda certeza, o acórdão será anulado.
Para acompanhar a questão que envolve este sistema de segregação, recomendo acompanhar o blog da Roberta Fragoso Kaufmann, que está realizando um excelente trabalho junto ao Supremo: http://noracebr.blogspot.com/
Enquanto isso, aguardamos o pronunciamento do Supremo, com muita ansiedade e... PACIÊNCIA!

Nenhum comentário:

IMPORTANTE

Senhor Jornalista, a imprensa deve atribuir responsabilidades às autoridades. Caso contrário, será apenas uma omissa medíocre exercendo a função de relações públicas daqueles que afundam o país. Pense nisso!