Responsabilidade na parte que nos cabe na construção do progresso do Brasil, independentemente de cor, credo, profissão e posicionamento político.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Relações políticas e crise no Ministério Público

A investigação sobre irregulares no concurso de 2008 para funcionários de cartórios colocou em lados opostos o procurador-geral de Justiça, Cláudio Lopes, e três promotores das Promotorias de Tutela Coletiva da Cidadania. O embate começou quando Lopes pediu os inquéritos sobre o caso para conduzir a apuração. Sob argumento de que tiveram a independência funcional ferida, os promotores foram ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Em decisão parcial, o conselheiro Mário Bonsaglia determinou que Lopes paralisasse as investigações. O caso entra em pauta dia 23 para decisão final.

Queda de Braço
Em um dos inquéritos, há denúncia de que duas candidatas teriam sido beneficiadas pelo ex-corregedor e atual presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Luiz Zveiter. Os promotores alegam que Zveiter não é investigado. Lopes tem posição contrária.

*Nota publicada na coluna de hoje Justiça e Cidadania no Jornal O DIA

Comento:

Pelo que se tem notícia, a interferência de um Procurador-Geral na independência funcional dos promotores da Tutela e Cidadania não é inédita.



Lamentável perceber que algumas autoridades, ao assumirem determinados cargos ou funções, deixem de lado o juramento feito na ocasião da posse de seus respectivos cargos.


Os jovens promotores, que lutam por seus ideais, não irão sucumbir a atitudes como esta e farão valer o que manda o nosso ordenamento jurídico, garantindo, desta forma, o tão esperado regime DEMOCRÁTICO.


Basta observarmos o excelente trabalho que está sendo desenvolvido por eles, por exemplo, nos autos da ação civil pública ajuizada em face de irregularidades cometidas no sistema penal, onde se inclui um concurso público irregular, cuja gestão foi de um ex-secretário que é promotor de justiça.


Tenho fé que os promotores terão sucesso nesta batalha.


Quero ORDEM E PROGRESSO!


Um comentário:

Mozart disse...

O poder tem se mostrado um verdadeiro câncer, JH.
Acompanho seu trabalho e seu da sua luta e sempre ouvi você elogiar os promotores de justiça da tutela. Vocês são jovens e lutam pelo que acreditam ser uma sociedade justa.
Felicito a cada um por meio da sua pessoa.

IMPORTANTE

Senhor Jornalista, a imprensa deve atribuir responsabilidades às autoridades. Caso contrário, será apenas uma omissa medíocre exercendo a função de relações públicas daqueles que afundam o país. Pense nisso!