Responsabilidade na parte que nos cabe na construção do progresso do Brasil, independentemente de cor, credo, profissão e posicionamento político.

quinta-feira, 11 de março de 2010

20% para o garçon


A Comissão de Assuntos Sociais aprovou, em caráter terminativo - não precisa ser votado em plenário -, o projeto de lei do senador Marcelo Crivella  que prevê a cobrança de gorjeta de 20% sobre contas encerradas à noite, após as 23h, em bares, restaurantes e similares. A matéria segue agora para ser apreciada na Câmara.
O projeto deste senador nos faz lembrar o caso de um deputado do RJ, que chegou a apresentar projeto semelhante, mas que tornava OBRIGATÓRIA a cobrança dos 10% que pagamos nos bares, restaurantes e similares do estado, referente à serviço. 
O deputado Flávio Bolsonaro (PP) ingressou em juízo para que o Tribunal declarasse a inconstitucionalidade daquela lei arbitrária. Com um trabalho coerente e bem fundamentado, conseguimos convencer os desembargadores do Órgão Especial de que a obrigação de pagar por um serviço - algumas vezes mau prestado - seria um absurdo, um verdadeiro desserviço à sociedade como um todo.
Neste caso dos 20%, ainda que não seja obrigatória a cobrança, penso que se o projeto passar teremos constrangimento, no mínimo. Particularmente, não sou favorável à estipulação de um percentual para pagamento de gorjetas. Deveria ser flexível.

3 comentários:

Anônimo disse...

a gorjeta nao e obrigatoria o garçom vai se esforçar ainda mais par prestar um bom serviço. parabens pelo projeto.

Anônimo disse...

PAgo qto quiser se eu for bem atendido. Pago até mais que 10%

Lucas Arruda disse...

O problema é que os 10% muitas vezes vem incluído na conta e muitos garçons ou donos do estabelecimentos ficam cabreiros se você não pagar. Da várias pessoas que conheci e trabalharam em bar, recebi relatos de que a maioria deles deixa escolher entre receber o salário comum e deixar o 10% pro bar ou receber apenas os 10% e a maioria optava pelos 10%, que dava quase o triplo do salário que o chefe pagava!
Ou seja, quando não pagamos os 10%, seja porque fomos mal atendidos ou não, de certo modo estamos deixando os caras furiosos porque não vão ganhar um pouco do seu salário!

Então, sou complemente à favor do modelo Americano, onde todo mundo da gorgeta, geralmente pelo menos 20%, mas muitas vezes até mais e está implícito na cultura e você paga de bom grado. Ou seja, só pagaria o cara que quisesse pagar.

IMPORTANTE

Senhor Jornalista, a imprensa deve atribuir responsabilidades às autoridades. Caso contrário, será apenas uma omissa medíocre exercendo a função de relações públicas daqueles que afundam o país. Pense nisso!