Responsabilidade na parte que nos cabe na construção do progresso do Brasil, independentemente de cor, credo, profissão e posicionamento político.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Tragédia anunciada no RJ. Só a classe despreparada, oportunista e demagógica não acreditou. Sim, a política!


A tragédia no RJ nos renete àquela máxima de que pessoas despreparadas, quando detêm o poder, costumam agir com autoritarismo e prepotência, se achando os donos da verdade.
As autoridades públicas estavam "carecas de saber" que a tragédia era certa, bastava terem ouvido os especialistas no assunto.
Isto, do mesmo modo, nos remete ao problema do "loteamento de cargos". Qual a razão de indicarem pessoas que desconhecem totalmente as pastas a assumir? O mesmo percebemos, por exemplo, na Justiça, quando magistrados prolatam sentenças, muitas vezes, sem ouvir ou considerar os laudos técnicos (vide processo das cotas raciais no TJRJ).
A notícia publicada no site G1 é didática quanto a este problema, pois dá publicidade à opinião de um técnico que representa toda uma rede de profissionais que jamais foram ouvidos nem considerados pela classe política:
Para ex-diretor do IPT paulista, questão não é de falta de investimentos. Falta de programa habitacional, com terrenos acessíveis, é o problema.
A tragédia nas encostas do Rio era uma “bola cantada pelo meio técnico”, segundo o geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos, ex-diretor do Instituto de Pesquisa Tecnológica, em São Paulo.
Especialista em Serra do Mar, ele afirma o que aconteceu no Rio e em Angra dos Reis, no início deste ano, pode acontecer, potencialmente, em todas as cidades ocupadas por critérios técnicos inadequados, em áreas naturalmente estáveis, na extensa região que vai de Santa Catarina ao Espírito Santo.
Segundo o geólogo, não se trata falta de dinheiro e nem é possível falar em irresponsabilidade de autoridades públicas em investimentos nesses locais. Para ele, pessoas que vão morar nesses terrenos “não estão indo para lá porque querem morrer”, mas sim porque não tem dinheiro para comprar terrenos dentro de suas possibilidades em outros lugares mais seguros.
“Se você não tiver programas habitacionais, em condições de oferecer moradias boas e seguras, dentro da mesma faixa de preço, você vai continuar enxugando gelo”, alerta o ex-diretor do IPT.

Nenhum comentário:

IMPORTANTE

Senhor Jornalista, a imprensa deve atribuir responsabilidades às autoridades. Caso contrário, será apenas uma omissa medíocre exercendo a função de relações públicas daqueles que afundam o país. Pense nisso!