Responsabilidade na parte que nos cabe na construção do progresso do Brasil, independentemente de cor, credo, profissão e posicionamento político.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

LUZ NO FIM DO TÚNEL

INFORMATIVO SEAP 2003 N.º 2/2008


Postei matéria referente ao concurso SEAP 2003, neste blog, com a finalidade de fornecer auxílio àqueles que estão "perdidos", com dúvidas, tendo em vista a grande quantidade de pessoas envolvidas na questão.
A idéia inicial era que os interessados dirimissem suas dúvidas de maneira centralizada, levando em consideração que somente existem dois profissionais habilitados a movimentar e informar com precisão acerca dos processos (ação popular e ação civil pública): João Henrique e o Eduardo Carvalho, respectivamente advogado e promotor. A situação do pleito popular no âmbito do Estado do Rio de janeiro está pacificada, em sede de liminar, não cabendo mais nenhum recurso “local” contra a decisão que impede a convocação de candidatos aprovados em qualquer concurso realizado após o de 2003.
Contudo, houve o ajuizamento de pedido de suspensão de liminar, que foi protocolado diretamente no STF pela PGE. Os eficientes Procuradores do Estado tentam essa manobra jurídica, junto ao ministro Gilmar Mendes, que num primeiro momento declinou a competência para o STJ.
Já protocolei a defesa no STF (verificar no site http://www.stf.gov.br/), nos moldes daquela apresentada na postagem anterior, após debater a peça com alguns amigos concursados.
Importante ressaltar que na análise do pedido de suspensão de segurança não se examina, em princípio, o mérito da causa, por mais relevante que seja a matéria de direito constitucional nela discutida, devendo a apreciação jurisdicional limitar-se aos aspectos concernentes à potencialidade lesiva do ato decisório impugnado sobre a ordem, a saúde, a segurança e a economia públicas. É o que alega o Estado, em Brasília.
Isso quer dizer que não será analisado se a decisão da juíza Jacqueline, que foi confirmada pela 8ª Câmara Cível, está certa ou errada. O que será analisado é se esta decisão provocará prejuízos de difícil reparação para o Estado (não devemos confundir com PGE ou governo).
Aqueles que acompanham o processo de perto percebem que os procuradores insistem, principalmente, na tese de que o concurso de 2003 estaria vencido, e que por tal razão não poderia convocar nenhum de seus aprovados. Falácia!
Alguns me questionaram sobre a razão de priorizar os candidatos que realizaram o exame físico. Simples: Tão somente porque o pedido dos processos, seja o da AP ou o da ACP, basta verificar, visa a convocação dos candidatos aprovados seguindo a ordem classificatória. Não há sentido chamar um candidato que esteja nas últimas colocações antes daqueles que estão encabeçando a lista de chamada.
Ressalto que não foram os concursados de 2006 que criaram essa situação. A culpa é exclusiva da Secretaria de Estado, que por si só criou toda a confusão, diante da omissão constante do governo.
Questionaram-me quanto a possibilidade de acordo com a Administração. Entendo que não, pelo menos por enquanto. Digo isso porque acompanhei o deputado Flávio em todos os órgãos possíveis, municiado de dossiês detalhados e decisões judiciais, tudo para comprovar o direito e a justa pretensão dos concursados. Informamos, à época, inclusive, o descumprimento da decisão liminar.
Porém, nenhuma autoridade jamais explicou a razão de haver tanta diferença de tratamento dispensado aos candidatos dos dois concursos ou apontou uma solução para o problema, apesar das promessas.
Estivemos várias vezes na Secretaria de Planejamento; no Palácio do Governo; na Procuradoria-Geral do Estado; na própria Secretaria da Administração Penitenciária. Mobilizamos até o Ministério Público, a imprensa e a Alerj, restando esperança no Poder Judiciário.
Não posso prometer resultados, por não dependerem de mim, infelizmente, afinal quem decide é um juiz. Prometo muito empenho, isso sim! Não vamos deixar de lutar um só minuto.
E lembrem, ainda que percamos no final (e não acredito em algo diferente da Vitória), estamos fazendo a nossa parte, praticando a verdadeira cidadania, como de costume.
O Rio de Janeiro vai funcionar, só depende de nós!

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito exclarecedora a sua declaração João, e desde de já agradeço o empenho de sua parte, e de todos ai do gabinete que estão enganjados nessa luta.
um grande abraço e rumo a vitória.

Anônimo disse...

João Henrique gostaria de agradecer todo o empenho e dedicação que você teve com os concursados da SEAP 2003.
Você é de um PROFISSIONALISMO e COMPETÊNCIA peculiar a sua pessoa.
Saiba que ao longo dessa guerra insana provocada pelo egocentrísmo de alguns do governo passado,você amigo João conquistou além de AMIGOS também conquistou FÃS e LEITORES para o BOLSONARO.

FICA NA PAZ

Anônimo disse...

João Henrique gostaria de agradecer todo o empenho e dedicação que você teve com os concursados da SEAP 2003.
Você é de um PROFISSIONALISMO e COMPETÊNCIA peculiar a sua pessoa.
Saiba que ao longo dessa guerra insana provocada pelo egocentrísmo de alguns do governo passado,você amigo João conquistou além de AMIGOS também conquistou FÃS e ELEITORES para o BOLSONARO.

FICA NA PAZ

Anônimo disse...

JOÃO HENRIQUE E FLÁVIO BOLSONARO OBRIGADO POR TUDO MESMO.

EU E MINHA FAMILIA SEREMOS GRATOS A VOCÊ PELO RESTO DE NOSSAS VIDAS.

SAIBA JOÃO HENRIQUE QUE COM ESSA SUA GARRA E DEDICAÇÃO VOCÊ ESTÁ SALVANDO VÁRIAS ( FAMÍLIAS ) DOS PERRENGUES DA VIDA COMO SUB-EMPREGO,DESEMPREGO,DIFICULDADES ENTRE OUTRAS.
ALÉM DE LUTAR POR JUSTIÇA VOCÊ ESTÁ FAZENDO UMA VERDADEIRA OBRA SOCIAL AO COLOCAR E RECOLOCAR NÓS CONCURSADOS DENTRO DA SEAP,POIS SE NÃO FOSSE VOCÊ MEU AMIGO JAMAIS SERÍAMOS DA SEAP.

ABRAÇÃO JOÃO !

JOÃO É GUERREIRO 2003

Anônimo disse...

JOÃO QUANDO EU ENTRAR NA SEAP EU POSSO TE CONVIDAR PRA IRMOS NA 4X4,CAFÉ CANCUN OU NA 65 ?

BROTHER SOU TÃO GRATO A VOCÊ QUE FAÇO QUESTÃO DE QUANDO RECEBER MEU PRIMEIRO SALÁRIO PELA SEAP LEVAR VOCÊ EM ALGUM LUGAR DESSES QUE CITEI E FALAR PRA TU ESCOLHER A MODELO QUE VOCÊ QUISER QUE EU PAGO BROTHER.E CLARO TUDO REGADO A WHISKY E RED BULL E O QUE VOCÊ QUISER BEBER LÁ. KKKKKKKKKKKKKKKK

BRINCADEIRA HEIN BROTHER . TU É SANGUE MUITO BOM LEK.

JOÃO É 100% MENGÃO E 100% 2003 .

IMPORTANTE

Senhor Jornalista, a imprensa deve atribuir responsabilidades às autoridades. Caso contrário, será apenas uma omissa medíocre exercendo a função de relações públicas daqueles que afundam o país. Pense nisso!