Responsabilidade na parte que nos cabe na construção do progresso do Brasil, independentemente de cor, credo, profissão e posicionamento político.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

GRIPE PORCINA

Esse surto de gripe suína está se espalhando pelo mundo de maneira muito rápida. Teve início no México e a Organização Mundial de Saúde (OMS) disse, hoje, que estamos na iminência de vivenciar uma pandemia.
Não há vacina para o problema. E ainda que criassem a vacina hoje, somente em seis meses a medicação faria efeito nos seres humanos, segundo informações divulgadas no jornal da manhã.
A OMC declarou, em 25 de Abril, que a epidemia é um caso de "emergência na saúde pública internacional", significando que os países em todo o mundo deveriam acentuar a vigilância em relação à propagação do vírus.
O que nossas autoridades fizeram para combater o problema? Hoje vi nos telejornais que a ANVISA continua omissa, em que pese a gravidade da situação.
A contaminação se dá da mesma forma que a gripe comum: Por via aérea, contato direto ou indireto (pelas mãos) com objetos contaminados.
Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius mata o vírus da gripe suína.
Os sintomas principais são a febre, o cansaço, a fadiga, as dores pelo corpo e a tosse. Sentindo-os, procure uma unidade de saúde e comunique.

Nenhum comentário:

IMPORTANTE

Senhor Jornalista, a imprensa deve atribuir responsabilidades às autoridades. Caso contrário, será apenas uma omissa medíocre exercendo a função de relações públicas daqueles que afundam o país. Pense nisso!