Responsabilidade na parte que nos cabe na construção do progresso do Brasil, independentemente de cor, credo, profissão e posicionamento político.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

6 de maio - PARABÉNS CMRJ! ZUN, ZARAVALHO!

http://www.cmrj.ensino.eb.br/

Hoje, tive a honra de participar, mais uma vez, da solenidade de comemoração do aniversário da Casa de Tomaz Colelho - COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO.
Momento ímpar, que possibilita o reencontro de ex-alunos de diversas turmas.
São ex-alunos - prefiro dizer "eternos alunos" - que uma vez ao ano se encontram naquela Casa centenária, fundada em 1889.


Canção do CMRJ
Somos, jovens, destemidos
E vibramos: a marchar
Os alunos sempre unidos
Do COLÉGIO MILITAR
Nossa luta nos ensina
A vencer, a ter pujança,
E lutamos, só domina
Nosso peito a esperança
Companheiros leais, trabalhemos
E faremos
Num esforço, vibrante, febril
Desta casa que amamos, um templo
Um exemplo
Grandioso de amor ao Brasil!
Aqui Pátria, nós sabemos
Quanto és grande em terra e mar;
Teu valor nós aprendemos
Aprendemos a só te amar!
Nosso culto é o mesmo, agora;
Que o dos nossos pais e avós,
E alguém que mais te adora!
Não te adora mais que nós!
[Estribilho]
Prossigamos na Porfia
Estudemos a valer
Com denodo e alegria
A cumprir nosso dever
Mais um dia o pranto há de
Nossos olhos inundar
Ao chorarmos a saudade
Do COLÉGIO MILITAR[Estribilho]

SAUDAÇÃO COLEGIAL, criada pelos alunos do CMRJ.

"E ao Colégio, nada?
Tudo!
Então como é? Como é que é?
Zum, zaravalho opum, zarapim zoqüé,
Oqüé-qüé, oqüé-qüé , zum!
Pinguelim, pinguelim, pinguelim
Zunga, zunga, zunga.
Cate marimbáu, cate marimbáu,
Eixáu, eixáu.
COLÉGIO!..."


Os pais que optam pelo CMRJ para realizar a educação de seus filhos acreditam nos valores que orientam o Colégio e desejam que seus filhos absorvam a cultura, a tradição, o modo de fazer e de agir do Exército Brasileiro num ambiente hierarquizado e disciplinado.
O aluno do CMRJ deve se destacar pela consciência que tem de sua dignidade como pessoa; por sua postura de respeito para com os mais velhos, superiores e semelhantes; por sua conduta no Colégio e em vias públicas, por sua solidariedade; por seu espírito patriótico e por sua participação cívica.Mais do que facilitar o acesso ao conhecimento, o CMRJ objetiva à formação integral de cidadãos autônomos, éticos, solidários e atuantes social e politicamente por intermédio do trabalho e do desenvolvimento dos campos afetivo, cognitivo e psicomotor.
A construção do saber em um sentido bastante amplo só será significativa à medida que o discente conseguir estabelecer uma relação não arbitrária e substantiva entre os conteúdos escolares e os conhecimentos previamente construídos por eles, num processo de articulação dos significados.
O CMRJ nos ensina a:
atitudes, valores e hábitos saudáveis à vida em sociedade, num ambiente no qual todos possam:
1) COMPREENDER E RESPEITAR OS DIREITOS E DEVERES da pessoa humana, do cidadão patriota, da família, dos grupos sociais, do estado e da nação brasileira;
2) acessar e dominar recursos científicos relevantes que lhes permitam SITUAR-SE CRITICAMENTE DIANTE DA REALIDADE , assumindo responsabilidades sociais;
3) preparar-se para PARTICIPAR PRODUTIVAMENTE DA SOCIEDADE , no exercício responsável de sua futura atividade profissional;
4) praticar a atividade física buscando o seu DESENVOLVIMENTO FÍSICO E A CRIAÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA O CORPO , inclusive com a prática de esporte.
Tenho MUITO ORGULHO de fazer parte da história dessa gloriosa Casa centenária.


Um comentário:

Anônimo disse...

Oi! Tbm sou ex-aluna e estive lá hoje, ou melhor, ontem...
É mto bom voltar lá todos os anos, reencontrar amigos, professores, comandantes... Emoção que só mesmo quem já estudou no CM pode passar... Bjnhs... Raquel de Abreu... Formandos 2003

IMPORTANTE

Senhor Jornalista, a imprensa deve atribuir responsabilidades às autoridades. Caso contrário, será apenas uma omissa medíocre exercendo a função de relações públicas daqueles que afundam o país. Pense nisso!