Responsabilidade na parte que nos cabe na construção do progresso do Brasil, independentemente de cor, credo, profissão e posicionamento político.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

BOLSA "ELEIÇÃO"

O paliativo Programa Bolsa Família foi criado para apoiar as famílias mais pobres e garantir a elas o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde. Supostamente, visa a inclusão social dessa faixa da população brasileira, por meio da transferência de renda e da garantia de acesso a serviços essenciais. Pelo que extraímos do site da CEF, em todo o Brasil, mais de 11 milhões de famílias são atendidas pelo programa.
Programas incorporados ao Bolsa Família:
· Bolsa Escola;
· Cartão Alimentação;
· Auxilio Gás;
· Bolsa Alimentação.
Ocorre que, ontem, os jornais noticiaram que o Programa se mostrou uma verdadeira farsa, uma aberração, como esperado.
O Tribunal de Contas da União divulgou uma auditoria em que revela diversas irregularidades. Descobriu, por exemplo, que políticos eleitos, suplentes e até mesmo pessoas já mortas recebem o benefício.
Aponta, ainda, "falhas na segurança da informação", o que facilita o vazamento de dados confidenciais das famílias participantes do programa.
Famílias cuja renda excede o limite que dá direito ao benefício recebem o dinheiro do Bolsa Família. O relatório aponta também casos de inconsistências relacionadas à identificação do responsável legal pela família e ao cálculo do valor dos benefícios pagos.
Penso que o pior de tudo é o fato de o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome negar haver irregularidades nos cadastros das famílias com renda per capita superior a meio salário mínimo.
O jornal O Globo informou que a auditoria do TCU, aprovada ontem, indica o pagamento de 110.697 benefícios a mortos (3.791), políticos (577), donos de carros, caminhões, tratores ou motos importadas (106.329). Ainda de acordo com o relatório, 1,1 milhão de benefíciarios tem renda acima do permitido.
O que causa grande espanto é o fato de existirem indícios verossímeis e incontestes de crimes, sempre presentes, circulando na mídia de maneira tão explícita, tão escancarada, e não constatarmos que uma única pessoa esteja sendo processada ou punida.
E mais. Apesar de toda a informação, comprovada por documentos e relatada pelo TCU, e apesar de todos os escândalos de corrupção envolvendo a máquina pública, ainda tem gente que defende com unhas e dentes essa baderna.
Temos que ter um mínimo de senso crítico para que programas como o "bolsa farelo" não sirvam, somente, para garantir a perpetuação no poder de quem está no comando da Administração.
O Executivo não se mostra responsável e, pior, tem o aval do desacreditado Legislativo e do ineficiente Judiciário. Nem o Ministério Público deu jeito nessa situação.
Nos resta ter esperança na imprensa e torcer para que a população aprenda a votar.

Nenhum comentário:

IMPORTANTE

Senhor Jornalista, a imprensa deve atribuir responsabilidades às autoridades. Caso contrário, será apenas uma omissa medíocre exercendo a função de relações públicas daqueles que afundam o país. Pense nisso!