Responsabilidade na parte que nos cabe na construção do progresso do Brasil, independentemente de cor, credo, profissão e posicionamento político.

terça-feira, 12 de maio de 2009

DESPEDIDA DO GEN CASTRO



O General-de-Exército Paulo César de Castro foi para os quadros da reserva do Exército. Oficial exemplar, foi o principal responsável pelo ensino verde-oliva há 2 anos.


Seu discurso de despedida da Força foi muito emocionante e de extrema coerência.


Pessoa totalmente "antenada" com os assuntos de relevância social, se mostrou um verdadeiro patriota.


Criticou a absurda política de cotas raciais para ingresso nos estabelecimentos de ensino, lembrando que o Exército o aceitou após o exame de admissão do Colégio Militar, na década de 50, não lhe condicionando a cor desua pele. Disse:


- Minha admissão foi por concurso, sem que jamais me tivesse sido exigida a cor da pele dos meus pais, avós e demais ascendentes ou me tivessem acenado para integrar qualquer tipo de cotas fossem elas quais fossem.


Vibrei!


Elogiou o ex-presidente Medici (governo 1960-1974) que impediu a "comunização" do Brasil, pois não fosse ele, hoje seríamos uma "ilha de Cuba".


Mencionou, ainda, a questão dos valores praticados na atualidade, dizendo que os "arautos da sarna marxista", inimigo "astuto e insidioso", seguem em ação.


O Gen Castro foi ovacionado por centenas de pessoas - entre as quais me incluo - durante vários minutos. Foi realmente emocionante.






A cerimônia marcou sua substituição na chefia do Departamento de Educação e Cultura do Exército e passagem à reserva.

Ponto interessante é que o DEP dirige os colégios militares e as escolas de oficiais; e seu novo chefe é o general-de-exército Rui Monarca da Silveira.

Sendo assim, tem toda a autoridade ao colocar em xeque a questão das políticas raciais para ingresso no ensino público do governo federal, que é do governo Lula/PT. Não é à toa que os melhores colégios e estabelecimentos de ensino são oriundos da Caserna, a exemplo dos Colégios Militares e o próprio Instituto Militar de Engenharia. Alguém duvida?




Como já tivemos a oportunidade de comentar no blog, em outras ocasiões, não só o Exército, mas todas as FFAA são legalistas, corroborando com o que o Gen Castro diz quando afirma que na Força aprendeu a "cumprir todas as leis", entre elas a Lei de Anistia.

No âmbito do governo federal do PT há quem discorde - ainda que sem fundamentos - a exemplo do ministro Tarso Genro (Justiça) e Paulo Vannuchi, presidente da Comissão de Direitos Humanos, os mesmos que afrontam o ordenamento jurídico e promoveram, por sua conta, o guerrilheiro e desertor Lamarca ao posto de coronel. A Justiça Federal já havia negado tal promoção.

O Gen Castro também saudou militares por "patrulhar para que a lepra ideológica fosse mantida bem afastada dos currículos, salas de aula e locais de instrução". "Meus generais, perseverai no combate", disse. "O inimigo é astuto e insidioso. Mas capitulará ante nós, como derrotado tem sido até agora."

"Cuidado: ele procurará afirmar e convencer os inocentes e incautos de que o Exército de 2009 é diferente do Exército que os derrotou no passado. Pobres almas."

General Castro, desejo toda a felicidade que o senhor e sua esposa, Maria Helena, merecem.

Um forte abraço.


Fotos:Patrícia Freitas

Um comentário:

Arthur disse...

Caro João, sempre uma satisfação te encontrar nos corredores do CML.

IMPORTANTE

Senhor Jornalista, a imprensa deve atribuir responsabilidades às autoridades. Caso contrário, será apenas uma omissa medíocre exercendo a função de relações públicas daqueles que afundam o país. Pense nisso!