Responsabilidade na parte que nos cabe na construção do progresso do Brasil, independentemente de cor, credo, profissão e posicionamento político.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Justiça sem autoridade e desmoralizada


A 2ª Vara Empresarial da Capital fluminense determinou, ontem, que a Viação Oeste Ocidental lacrasse todos os coletivos que servem a linha 397 (Campo Grande - Praça Tiradentes), bem como realizasse novas vistorias nos veículos, imediatamente.
No último dia 14, a justiça já havia deferido o pedido liminar formulado pelo Ministério Público, suspendendo o serviço da frota de ônibus devido ao seu péssimo estado de conservação.Verificou-se veículos que apresentavam o pára-brisa trincado, a sinaleira defeituosa, bancos soltos e pneus carecas. Outro detalhe que chamou a atenção foi o fato de a barra de direção de um dos ônibus encontrar-se atada com fita adesiva para permitir ao motorista, que quase foi linchado pelas pessoas que assistiram ao acidente, conduzir o veículo.
Para aquela vara judicial, que elevou a multa diária para R$ 150 mil em caso de descumprimento da ordem judicial, a medida tem caráter urgente devido ao perigo iminente trazido pelo tráfego de veículos nessas condições.
Mas, a exemplo do que constatamos em diversas ações em trâmite na justiça - como aquelas cujo réu é a Administração Pública, principalmente - vemos um total descaso com as determinações judiciais. Não vemos os responsáveis serem presos, condenados, sequer incomodados.
Hoje pela manhã, ouvindo a Band News, constatei que diversas pessoas informaram que a referida linha de ônibus está trafegando normalmentepelas ruas da cidade, na certeza de que não sofrerá qualquer sanção, apesar de já ter matado um jovem por um de seus veículos sucateados.
Nos remete ao caso da SEAP que, apesar de impedida judicialmente de convocar candidatos de um determinado concurso desde 29/01, já convocou e nomeou dezenas de pessoas.
Percebemos que o princípio da independência dos poderes não existe; apenas a harmonia, que como se apresenta, é maléfica.
O Judiciário precisa resgatar a sua dignidade, com urgência.

Um comentário:

André Schirmer disse...

É meu amigo, a coisa está feia, o Estado já não respeita as decisões judiciais há muito tempo e nada acontece.
Pessoas ficam presas e são condenadas por alguns crimes que outras pessoas cometem da mesma forma, porém são tratadas de maneira diferente pela MESMA JUSTIÇA e ficam presas por algum tempo (quando ficam) e muitas vezes não são condenadas.
Alguns políticos, empresários etc, agem como se fossem os todos-poderosos, mandam e desmandam, cometem as maiores atrocidades físicas e morais, esbanjam o nosso dinheiro e fazem outras coisas da forma mais desleixada e descabida possível, deixando imensos rastros de suas falcatruas e nada acontece.
E para fechar, a situação dessa empresa que age de forma criminosa colocando vidas em risco, depois de já ter tirado algumas , que é proibida pela justiça de colocar seus veículos rodando e desafia categoricamente essa ordem, faz o que comumente chamamos na vida militar de "cagar e andar" e nada acontece. E como se já não bastasse esse absurdo, foi divulgado pela mídia alguns dias atrás que um ônibus dessa empresa, que estava rodando mesmo apoś a proibição judicial, atropelou um pedestre na rua Uruguaiana.
SOCORRO!!!!!! Onde vamos parar????
O Estado já não faz o que tem que fazer, muitas vezes desrespeitando solenemente a Constituição, vide educação, saúde e segurança e o Judiciário está aos poucos indo pelo mesmo caminho, quando suas decisões não são respeitadas.

E a pergunta que fica: será que o cidadão comum também consegue desrespeitar a justiça desta forma sem que nada aconteça com ele????

IMPORTANTE

Senhor Jornalista, a imprensa deve atribuir responsabilidades às autoridades. Caso contrário, será apenas uma omissa medíocre exercendo a função de relações públicas daqueles que afundam o país. Pense nisso!