Responsabilidade na parte que nos cabe na construção do progresso do Brasil, independentemente de cor, credo, profissão e posicionamento político.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Legalizando a imoralidade


Vi a matéria abaixo no site do UOL e decidi postar no blog. Mais uma vez, nossa classe política dá um mau exemplo. Me pergunto, não é de hoje, onde está o Ministério Público que tem o dever legal de fiscalizar essa baderna? E a OAB? E a sociedade? Atitudes imorais e ilegais devem ser objeto de ação de inconstitucionalidade; ou, até, ação civil pública, a depender do ponto de vista.

GABRIELA GUERREIRO

da Folha Online, em Brasília
Às vésperas do início das campanhas eleitorais nos Estados, o Senado decidiu nesta quinta-feira autorizar um grupo de parlamentares a usar servidores da Casa em seus escritórios estaduais. A cúpula da Casa autorizou líderes partidários e integrantes da Mesa a deslocarem dois servidores lotados em seus gabinetes para os Estados -o que abre caminho para o uso deles nas campanhas políticas locais.
Oficialmente, a Mesa Diretora da Casa justificou a autorização com o argumento de que os líderes e integrantes da cúpula do Senado precisam de reforço em seus gabinetes estaduais. O diretor-geral do Senado, Haroldo Tajra, disse que tecnicamente a decisão não modifica a estrutura administrativa da Casa --uma vez que os servidores já recebem salários para trabalhar em Brasília.
Pela medida, os senadores terão que indicar um servidor no escritório para controlar a frequência dos seus funcionários. A medida será estendida também a todos os gabinetes dos parlamentares no Senado, que terão que designar os chefes de gabinete ou servidores com cargos de chefia para controlar as frequências dos demais funcionários. Em caso de irregularidades, os próprios servidores terão que prestar contas à instituição.


Para finalizar o post, veja um dos comentários referentes ao assunto - demonstra o sentimento geral da população comum.
De Sérgio Dourado: As coisas poderiam começar a mudar,com a população entrando com ações cíveis de caráter público no Ministério Público e exigir que se faça uma auditoria nos orgãos do governo para se saber quanto de desvios de recursos há,quantos funcionários e seus respectivos salários,ou,no caso,uma mostragem de quanto se gasta por departamento da autarquia pública,pra poder preservar a intimidade dos salários dos funcionários públicos,mas,também,para que seja cumprido o direito à publicidade e informação da administração pública:que é um direito do cidadão e um dever do Estado Democrático de Direito.Ao que parece uma utopia,está ao alcançe do cidadão:resta fazer com que haja um verdadeiro cordão de cidadania no país,na vontade de ver as leis cumpridas.Quanto mais avançarmos no terreno da corrupção,combatendo e restituindo o que nos é de direito,mais o Brasil sairá ganhando.Se estamos bem para agências de risco estrangeiras,porque não haver mais investimentos públicos na melhoria da qualidade de vida da população em geral?Ora,os níveis de pobreza também ajudam na falta de crescimento do país:onde muito mais gente poderia estar consumindo e contribuindo com a economia.Mas o governo prefere dar "bolsa esmola",pra que na próxima eleição o pobre continue pobre,mas menos pobre,com a ajuda do governo...Enquanto o povo tem "bolsa",os engravatados tem malas e mais malas,e quando não,colocam até nas cuecas e em Bíblias!!Pois é,se o próprio brasileiro também não mudar sua conduta,como melhoraremos??
Lamento que uma Casa sagrada como o Senado Federal esteja ocupada por pessoas com os requisitos e a índole muito aquém daqueles exigidos para a função.
Quero ORDEM E PROGRESSO!

5 comentários:

Anderson disse...

Só aqui mesmo. Nenhum parlamento pelo país duraria 1 dia de auditoria séria.

Paulo Antunes disse...

não voto mais!

Anônimo disse...

Aproveita e se candidata JH
Voto em vc fácil

Anônimo disse...

Eu começo a desconfiar que as urnas eletronicas são fraude. Não entedo o motivo
pelo qual, no mundo tudo, o único País que usa a urna eletrônica é o Brasil.
Se tal negócio fosse bom os Americanos e Europeus já teriam usado tal método.
Eu não conheço ninguém que votará no PT e eu pergunto para todos, quando
posso, se eles gostam do LULA. Todo mundo responde que não gosta do lula,
da hipocrisia, da ignorância, da mentira, das armações "eu não sei de nada"..

Anônimo disse...

Esse é o atual cenário da política brasileira, onde políticos não exprimem sua posição com medo de um eventual embate futuro. Inexiste a preocupação para com seus eleitores, mas sim na manutenção de seus cargos e interesses. Muitos passam a vida no Congresso sem serem percebidos, desfrutando das regalias que o cargo dispõe, sem posição definida, ora cá ora acolá.
O objetivo da democracia funda-se na alternância de governo, idéias, posições, tendo os eleitores a obrigação em informa-se sobre os acontecimentos que irão mudar seu modo de vida. Inclusive sobre a pessoa que será agraciada com seu voto, tendo acesso e a oportunidade de cobra-los de suas promessas.
Enquanto a educação for posta em segundo plano, inexistirá progresso.

IMPORTANTE

Senhor Jornalista, a imprensa deve atribuir responsabilidades às autoridades. Caso contrário, será apenas uma omissa medíocre exercendo a função de relações públicas daqueles que afundam o país. Pense nisso!